sábado, 9 de maio de 2009

Mãe...


Aprendi com meu pai, que já está ao lado dos Anjos, que tudo o que existe, tudo o que acontece, tem dois lados. Nós é que devemos decidir a qual deles dar maior importância.
O lado ruim, que faz sofrer, que revolta muitas vezes, ou o lado bom, que conforta.
Aprendi também a ser crítica e apesar de sempre tentar enxergar o melhor ângulo de cada fato, de cada acontecimento, enxergar também a realidade que está aí, ao alcance do nosso olhar.
Esta é uma semana importante. Comemoramos o dia que, com o Natal, é um dos mais lindos do ano (e um dos mais rentáveis também).
O Dia das Mães!
Linda data. Homenagens, presentes...
Tenho, até por força da profissão, contato com muita gente, muitas mães, e sinceramente não tenho visto muitos motivos para comemorações.
Não vemos mais aquelas mães com o “avental todo sujo de ovo”, como diz a antiga música.
Aquelas mães que deixavam de viver a sua vida para viver as vidas dos seus filhos. E que quando estes cresciam e lhe tomavam essas vidas, muitas vezes perdiam a razão de tudo até que vinham os netos para que voltassem a fazer o almoço de domingo e os bolos de aniversário.
O mundo mudou, as necessidades mudaram, a família mudou. As mulheres mães, tiveram que ir à luta, trabalhar, uma grande parte prover a família, os filhos e assim, o avental, o almoço e os bolos foram substituídos por congelados, fast foods ou até, pasmem, "água com açucar", na falta de qualquer outra coisa para se comer. Nas classes mais pobres, as crianças mais velhas criam as mais novas, e a mãe, quando chega do trabalho quase sempre já é noite, cansada, ainda tem muito a fazer para ter tempo de olhar para os filhos.
E essas mulheres mães, quando percebem, muitas vezes têm em casa uma menina mãe, sem nenhum preparo, nenhuma orientação. E nesse círculo, desta vez a menina mãe se preocupa menos ainda com aquele ser que atrapalha tanto sua vida. Então, acabamos nos deparando com crianças pequenas, com vidas se iniciando e já tão magoadas, tão machucadas pelo desprezo, pelo abandono, pelos maus tratos. Crianças que com os olhinhos assustados e sem entender muito bem, ouvem daquela “Santa”:
- Estou te deixando porque você me incomoda. Não sei onde estava com a cabeça quando deixei você nascer.
E ali têm sua vidinha destruída por aquela que deveria ser sua protetora.
Vemos todos os dias nos noticiários casos de mães que são coniventes com a exploração sexual de suas filhas pelo próprio pai ou padrasto e que muitas vezes culpam a criança por isso. Essas e outras tantas barbaridades que nós não conseguimos nem entender muito bem como podem acontecer.
Mas isso independe de classe social.
Quem já não viu mulheres bem vestidas, com suas crianças lindas e bem cuidadas passeando num Shopping Center de alta classe... E com uma babá a tiracolo? Essa mãe de classe “A” presta tanta atenção aos filhos quanto aquela da favela. Quando percebe, seu lindo garoto virou um marginal de carro importado, achando que pode tudo e em grande parte das vezes, enterrado nas drogas. De quem é a culpa ou a responsabilidade por tudo isso? É um assunto a se refletir e quem sabe discutir em uma outra ocasião.
Sei que não podemos generalizar. Também sou mãe, e é claro que tenho minhas falhas mas sempre procurei fazer o melhor. Tantas existem que mesmo trabalhando, sofrendo, ou tendo uma vida tranqüila e abastada, acompanham de perto e amam seus filhos acima de tudo.
Aqui falamos de amor... Mãe deveria ser a personificação do amor.
Minhas homenagens àquelas que ainda o são. E que trazem o amor e a esperança de um mundo sempre melhor pelo carinho e pela educação de seus filhos.
Um feliz Dia das Mães a todas nós.

Lygia

11 comentários:

  1. Anja!!!
    O texto é muito real , mas muito duro para um dia como este, a de se considerar que ainda existem mâes como a tua a minha, e você. Portanto, vocês merecem uma linda homenagem, e não uma dura realidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lygia!!!
    Passa lá no meu blog que tem uma tentativa minha de fazer um selinho em homenagem ao Dia das Mães.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá querida.

    Mas digo isso no texto e ofereço minhas homenagens. Mas também acredito que essa é a hora sim de chamar a atenção para o problema que é bem maior do que aí está retratado. Neste momento quando todos os olhares estão voltados para esse dia muito preocupados com o presente, com o almoço, quando nem pude falar sobre isso no meu trabalho, com minhas crianças poque grande parte das mães estão presas, se prostituindo ou simplesmente os abandonaram...
    Desculpe o desabafo, mas a realidade dessas crianças é cruel demais para que isso passe em branco.

    Sua tentativa foi um sucesso o selo ficou lindo! Muito obrigada.
    Meu grande beijo à sua mãe, a quem rendo minhas homengens neste dia.

    E um bem grande a você.

    Lygia

    ResponderExcluir
  4. Ah!

    Um grande beijo a você também que mãe do coração...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada minha linda, mas sou uma mãe que gostaria de ter parido , mas nunca teve e nem terá essa chance , para presenciar esta linda experiência,
    beijos minha anja,e as vezes meio mãe....kkkk
    pelos puxões de orelha....kkkkk
    beijão á minha querida dona Geni

    ResponderExcluir
  6. Que texto tão verdadeiro amiga...Gostei muito da visita volte quando quiser ! Beijos Feliz Dia das Mães para você tb querida !

    ResponderExcluir
  7. http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/
    Lygia
    Feliz dia das mães,um beijo em sua mae e na D.Menina!! tem flores no meu blog.

    Ps.se quiser participar da blogagem em defesa da criança,increva teu blog no link acima,traga o selo e link sera dia 18 e 25 de Maio.
    beijao
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana!

    Obrigada pelo seu comentário. Fique certa de que voltarei sempre. Adoro seu cantinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!

    Obrigada, vou transmitir sua homenagem às duas.
    Vou gostar muito de participar. Já vou fazer a inscrição. Obrigada também pelo convite.

    Feliz Dia das Mães!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sentei rapidamente para ler este texto mas tive que lê-lo de novo. Muito real, e muito triste. Mas você está coberta de razão. Nem toda mãe é aquele estereótipo de comercial de televisão, e tem sim muitas que são tudo, menos mãe.
    Boa semana. E fique com Deus, moça.

    ResponderExcluir
  11. Olá Elaine.
    É exatamente esse o motivo desse meu desabafo. Neste dia, todas as mulheres que deram à luz se transformam em Santas, comparadas à Mãe de Jesus, abnegadas, dedicadas, etc, etc... Porém convivo diariamente com uma realidade que não me deixou calar.

    Obrigada por sua atenção e tenha uma ótima semana.

    Amém!

    Lygia

    ResponderExcluir