sábado, 11 de abril de 2009

DESPERTAR


Hoje acordei com os primeiros raios de sol do novo dia batendo suavemente no meu rosto. Os pássaros da manhã cantavam alegremente. Um despertar digno de um filme dos mais românticos. Lindo...
Teria sido assim mesmo, não fosse a maneira como fui despertada. Pedradas na minha janela e muitos gritos na rua. Claro que foi um enorme susto!
Levantei-me e ao verificar o que estava havendo, me deparei com um grupo de jovens, todos com latinhas de cerveja nas mãos (às seis da manhã!) voltando da “balada”.
Eles riam alto e gritavam como loucos e as pedras eram jogadas em todas as janelas. Por mais que eu tente, não conseguirei descrever com precisão o caos em que se transformou esse final de madrugada.
Minha mãe, com 85 anos de idade e com o Alzheimer já em fase avançada, também teve sua janela apedrejada e acordou aos prantos como um bebê, pedindo socorro. Todos os cães da vizinhança se puseram a latir. As pessoas saíram à rua. Realmente uma enorme confusão. Agora, enquanto escrevo acho até engraçado.
Passado o tumulto, tudo calmo e me pus a pensar. Espera aí! Hoje é sexta-feira Santa! Lembrei-me então de quando conhecia um Deus muito bravo que tudo via (as coisa erradas é claro!) e a tudo castigava e que neste dia estava muito triste, pois há muitos anos atrás tinham assassinado seu Filho. E então o máximo que se podia fazer, era o almoço sem nenhum vestígio de carne (até hoje tenho certeza de que peixe também é carne). Nada mais. Não havia trabalho de nenhuma espécie. Tudo o que se fizesse nesse dia era “pecado”. Música então! Nem pensar! Na madrugada o que se fazia era ir à Igreja “guardar Jesus morto”. Os Santos eram cobertos com um tecido roxo e havia quem chorasse sobre a imagem inerte. É claro que os adolescentes odiavam esse dia. Que dia perdido! Mas por outro lado, esperavam ansiosamente o sábado. Aleluia !!!!! Depois de quarenta dias sem poder fazer quase nada e de uma sexta-feira completamente parada, um dia inteiro de festa! À noite o baile. Um dos mais importantes do ano. Roupa nova. A espera para encontrar aquela pessoa especial e dançar. Dançar juntinho. Tudo tão inocente, romântico.
O tempo passou e conheci o outro lado desse Deus que haviam me apresentado. Uma espécie de “avô” que ao invés de castigar, nos pega no colo e nos alenta. E perdoa sempre.
Foi esse lado que apresentei aos meus filhos. Mas também procurei dar a eles uma formação moral. Do respeito pelo próximo e por si próprio. Independente de crença ou proibições da Igreja ou de quem quer que fosse.
Observando esses garotos, tão alterados, pensei nas atrocidades que vemos diariamente acontecendo. Filhos que matam pais e vice versa. Irmãos se degladiando por motivos absurdos. Crianças sendo abusadas de todas as formas, roubos, sequestros, mortes, suicídios. Será que isso é a falta das ameaças do castigo Divino? Ou são os pais que se esqueceram do detalhe que os filhos seriam adultos um dia e que teriam que viver em sociedade e que para isso um mínimo de moral e de respeito é fundamental?
Hoje é Sexta–Feira Santa. Muitas lojas abriram suas portas, muita gente aproveitou o feriado e fez um churrasquinho e alguns poucos fiéis foram à Igreja velar a imagem de Jesus morto. O sábado será como qualquer outro. O baile? Não existe mais... Mesmo porque já não é necessário dançar juntinho para ficar perto de alguém.
A Páscoa é sinônimo de renascimento. Ressurreição para os católicos. Mas independente de religiões, esperemos que algo aconteça , que nosso mundo possa despertar e se livrar dessa violência, desse desrespeito, dessas coisas tão tristes das quais somos espectadores todos os dias.
Feliz Páscoa a todos!

Lygia

13 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!
    são verdadeiras,inversões de valores...
    hoje, passei o dia inteiro, ouvindo um "pancadão",verdadeiro terror auditivo,para quem está sofrendo com uma cefaléia,que perdura por duas semanas após de um assalto,só não levaram os neurônios,certamente porque estava chovendo,portanto,só nos resta a esperança,
    perdoe, a extensão do comentário.
    Ótimo final de semana!
    beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  2. É Mari... Acredito que mais do que uma inversão, é uma completa ausência de valores. E nos coloquei como espectadores, mas na verdade todos somos vítimas. Está tudo tão perto. O problema é que tudo está banalizado, nada provoca indignação, surpresa... Tudo tão comum,tão normal. No texto anterior, falei que as pessoas usam Deus prá se sentir seguras. Acho que nesse caso Deus era usado prá manter a ordem!
    Espero que vc esteja bem. Quanto à extensão do comentário, o espaço é prá isso mesmo. Prá que a gente discuta e reflita. Desabafe, "troque figurinhas". rsrsrs
    Obrigada pela sua atenção.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que o que falta em alguams famílias de hoje são os valores, passados de pais para filhos, a moral e o bom costume! Muitos pais deixam isso para a escola, televisão ou para vida ensinar, e quando veem já é tarde. Pois nada educa melhor do que a família. Que nosso Grande Pai tenha piedade de nossa sociedade atual!!

    Lindo texto!! Blog abençoado!

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda Ana Paula!

    Quando olhei a situação desses garotos, imaginei seus pais. Com toda certeza nem imaginavam o que estavam fazendo, onde e com quem. Sempre reclamei muito por ter horários a cumprir. Hoje sei como foi importante. Que grande prova de amor meus pais demostraram com essa atitude e outras exigências relativas à minha educação. Agradeço muito por seu comentário. Volte sempre!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olaaá feliz páscoa!!!
    adorei a visita no meu Blog!!!
    Venha sempre é um prazer!!!
    beijussssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto! Vejo também que fomos do oito ao ointenta. Antigamente, muita repressão e hoje em dia, nada de limites!

    Parabéns pelo blog!

    Abraços, Michelle

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Michelle!

    Bom seria se conseguissemos chegar ao meio termo não é? Adorei seu blog. Além de muita coisa interessantíssima, uma grande ajuda para meu trabalho e meus estudos. Parabéns e obrigada novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Lygia querida.
    Para mim é domingo de páscoa, e li seu lindo texto, e as diferenças dos tempos, das maneiras, das crenças e dos respeitos, achei muito lindo.
    Mas minha menssagem para você é de Páscoa, renascimento, renovação e novos tempos......
    beijos de luz
    Páscoa

    É ser capaz de mudar,

    É partilhar a vida na esperança,

    É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.


    Páscoa

    É dizer sim ao amor e à vida,

    É investir na fraternidade,

    É lutar por um mundo melhor,

    É vivenciar a solidariedade.


    Páscoa

    É ajudar mais gente a ser gente,

    É viver em constante libertação,

    É crer na vida que vencer à morte.


    Páscoa

    É renascimento, É recomeço,

    É uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós.

    Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho

    E vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem.



    Quero que receba, além desta mensagem
    meu beijo, meu carinho
    e minha admiração por você...

    Que sua Páscoa seja repleta
    de muita paz, harmonia e amor...
    Que sua Páscoa seja de muitas alegria
    e renovação.
    Tania

    ResponderExcluir
  10. Feliz Páscoa querida!!!!

    Feliz Páscoa querida!!! Coincidentemente enviei a vc esta mensagem hoje bem cedinho por email. A reproduzo aqui, pois é realmente o que desejo.

    "Que o significado de renovação esteja presente de verdade na sua vida.
    Renove as forças, renove os motivos, o entusiasmo e viva!!!!
    Viva por todos nós!!!! Nunca se entregue!!!!
    Beijo grande na sua mãe!"

    Obrigada por suas palavras sempre tão carinhosas.
    Beijos

    Lygia

    ResponderExcluir
  11. Valeu Lygia. Olá estou passando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho, parabéns. Cada vez melhor! Parabéns pela publicação do tema "Despertar",lida publicação,grnde contribuição, excelente. Muito bom estar aqui, quero convidar você para uma festa com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar seu merecido “ PRÊMIO” , você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Temos um bolo gigante com uma fatia para todos participantes. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar uma feliz e abençoada semana para toda família. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
    Volte sempre!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Valdemir!!!!!

    Já passei na sua festa!!!! E que festa hein!!! Lindos textos, tudo muito colorido. Tem até Fogos de Artifício!!!! rsrsrs
    Obrigada mais uma vez por seu entusiasmo e incentivo.

    Apareça sempre, os amigos são muito bem vindos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcela!!!!

    Eu é que adorei as dicas do seu blog!!! Pode ter certeza de que serei uma seguidora assídua!

    Beijos

    ResponderExcluir