domingo, 26 de abril de 2009

"LEÔNIO XANÁS". VOCÊ CONHECE?


Desde criança, depois que um querido professor de Português me mostrou o caminho dos livros e dos sonhos sou um “rato de biblioteca”. No início, lia tudo o que me aparecia pela frente. Com o tempo e a maturidade, fui selecionando o que lia e é claro foram evidenciando-se as preferências. Dentre meus preferidos, está o fino humor crítico de Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta. Retratando as situações e as pessoas de uma forma muito real e divertida, sempre dizendo verdades que as pessoas não gostam de dizer nem de ouvir, mas que aí estão no nosso dia a dia. Há alguns dias, conversando com um amigo pra lá de inteligente e muito querido, lembramos uma crônica de “Lalau”, como era chamado, e resolvi dividir essa delícia com vocês. Bom divertimento! E reflexão também...


"Por fora" de Xanás
Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto)


Todo dito popular funciona e ficaria o dito pelo não dito, se os ditos ditos não funcionassem, dito o que, acrescento que há um dito que não funciona, ou melhor dito, é um dito que funciona em parte, uma vez que no setor da ignorância, o dito falha, talvez para confirmar outro velho dito: o do não-há-regra-sem-exceção.
Digo melhor: o dito mal-de-muitos-consolo-é, encerra muita verdade mas falha quando notamos que ignorância é o que não falta pela aí e, no entanto, ninguém gosta de confessar sua ignorância. Logo, pelo menos aí, o dito dito falha. Tenho experiência pessoal quanto à má vontade do próximo para com a própria ignorância, má vontade esta, confirmada diversas vezes em poucos minutos, graças a uma historinha vivida ao lado do escritor Álvaro Moreira, num dia em que fomos almoçar juntos, na cidade. Já não me lembro qual o motivo do almoço.
Lembro-me, isto sim, que íamos caminhando, quando Alvinho disse, em voz alta:
— Leônio Xanás.
— O quê? — perguntei, e Alvinho explicou que Leônio Xanás era o nome do pintor que estava pintando seu apartamento. Até me mostrou um cartãozinho, escrito "Leônio Xanás — Pinturas em Geral — Peça Orçamento".
— Hoje acordei com o nome dele na cabeça. A toda hora digo Leônio Xanás — contava o escritor. — Ainda agorinha, ao entrar no lotação, disse alto "Leônio Xanás" e levei um susto quando o motorista respondeu: "Passa perto". Ele pensou que eu estava perguntando por determinada rua e foi logo dizendo que passa perto, sem ao menos saber que rua era.
Foi aí que nos nasceu a vontade de experimentar a sinceridade do próximo e nos nasceu a certeza de que ninguém gosta de confessar-se ignorante mesmo em relação às coisas mais corriqueiras. Entramos numa farmácia para comprar Alka-Seltzer (pretendíamos tomar vinho no almoço) e Alvinho experimentou de novo, perguntando ao farmacêutico:
— Tem Leônio Xanás?
— Estamos em falta — foi a resposta.
Saímos da farmácia e fomos ao prédio onde tem escritório o editor do Alvinho. No elevador, nova experiência. Desta vez quem perguntou fui eu, dirigindo-me ao cabineiro do elevador:
— Em que andar é o consultório do Dr. Leônio Xanás?
— Ele é médico de quê?
— Das vias urinárias , apressou-se a mentir o amigo, ante a minha titubeada.
_ Então é no sexto andar , garantiu o cara do elevador sem o menor remorso.
E se não tivéssemos saltado no quarto andar por conta própria, teria nos deixado no sexto a procurar um consultório que não existe. E assim foi a coisa. Ninguém foi capaz de dizer que não conhecia nenhum Leônio Xanás ou que não sabia o que era Leônio Xanás. Nem mesmo a gerente de uma loja de roupas, que geralmente são senhoras de comprovada gentileza. Entramos num elegante magazine do centro da cidade para comprar um lenço de seda para presente. Vimos vários, todos bacanérrimos, mas para continuar a pesquisa, indagamos da vendedora:
— Não tem nenhum da marca Leônio Xanás?
A mocinha pediu que esperássemos um momento, foi até lá dentro e voltou com a prestativa senhora gerente. Esta sorriu e quis saber qual era mesmo a marca:
— Leônio Xanás — repeti, com esta impressionante cara-de-pau que Deus me deu.
Madame voltou a sorrir e respondeu:
— Tínhamos, sim, senhor. Mas acabou. Estamos esperando nova remessa.
Foi uma pena não ter. Compramos de outra marca qualquer e fomos almoçar.
Foi um almoço simpático com o velho amigo. Lembro-me que, na hora do vinho, quando o garçom trouxe a carta, Alvinho deu uma olhadela e disse, em tom resoluto:
— Queremos uma garrafa de Leônio Xanás tinto.
O garçom fez uma mesura:
— O senhor vai me perdoar, doutor. Mas eu não aconselho esse vinho.
Devia ser uma questão de safra, daí aconselhar outro:
— O Ferreirinha não serve?
Servia.
É irmãos, mal de muitos consolo é, mas ignorante que existe às pampas, ninguém quer ser.

(Fonte: O Caixote)
Sérgio Marcus Rangel Porto (RJ 11/01/1923 – RJ 30/09/1968) foi um cronista, escritor, radialista e compositor brasileiro. Era mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta. Começou sua carreira jornalística no final dos anos 40, atuando em publicações como as revistas Sombra e Manchete e os jornais Ultima Hora, Tribuna da Imprensa e Diário Carioca. O personagem Stanislaw Ponte Preta, foi criado em conjunto com o ilustrador Tomás Santa Rosa, inspirado no personagem Serafim Ponte Grande de Oswald de Andrade, e assinava as crônicas, sátiras e críticas. Sérgio Porto também escreveu musicais para boates, além de compor o Samba do Crioulo Doido para o teatro rebolado. Era boêmio, de um admirável senso de humor e sua aparência de homem sisudo escondia um intelectual peculiar, capaz de fazer piadas corrosivas contra a ditadura militar e o moralismo social vigente, que fazem parte do FEBEAPA Festival de Besteiras que Assola o Pais, uma de suas maiores criações. Stanislaw Ponte Preta foi um dos maiores cronistas do Brasil. E o Leônio Xanás? Esse com absoluta certeza foi um dos grande escritores do Pais. (Fonte: Wikipédia)

18 comentários:

  1. Lygia,
    perdoe-me virei em outro momento comentar este lindo texto.Peço-lhe um favor se possivel,estou atendendo a um pedido de uma amiga da Blogosfera Nelly,Em meu Blog tem um selo Ser Cristal,você poderia traze-lo e linkar tb?.Conheça a história da amiga do blog,tenho certeza que ficará sensibilizada.Creio que só unidos podemos fazer a diferença.
    Grata de coração, beijos,eu volto!
    Mari
    http://blingee.com/blingee/view/89496557-Parab-ns-Lisa-B-(cole esse link no selo)

    ResponderExcluir
  2. http://sercristal.blogspot.com/
    desculpe esse e o link correto,na pressa copiei errado
    mais uma vez obrigada
    beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Claro Mari!!!

    Como vc mesma diz, somos todos Anjos de uma asa só. Unidos poderemos voar.
    Conte comigo. O selo já está aqui.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Sérgio foi um dos grandes da crônica e do humor brasileiro. Em matéria de humor foi, na minha opinião, único.
    Ótimo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fred.

    Temos a mesma opinião. Sergio Porto é único.
    Fiquei feliz com sua visita e comentário.
    Volte sempre! Sua presença é um grande incentivo.

    Obrigada
    Beijos

    Lygia

    ResponderExcluir
  6. Aqui estou eu de novo pedindo ajuda, dessa vez
    para mais uma amiga querida,


    Gostaria de lhe pedir um grande favor, de votar numa amiga que está
    participando de um concurso na tv argentina, ela é brasileira, a única
    que nos representa nesse concurso,

    O blog chama "Anjos Sem Asas" e o nome dela é Angel, e ela é um anjo
    mesmo. O blog dela está empatado com outro lá e hoje é o último dia
    para votação,

    Agradeço desde já seu voto!!!


    O link é este é só clicar: http://robdangaltv.blogspot.com/


    beijos e obrigada!
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!

    Já dei meu voto ontem!

    Estou torcendo pela angel.

    ResponderExcluir
  8. Ufa!


    Eu gosto muito de Sergio Porto,
    ele definia a verdadeira MPB pela sigla MPBB - Música Popular Bem Brasileira. Era boêmio, de um admirável senso de humor.Eu adoro crônicas do cotidiano,ele é sem dúvida uma referência.Quanto a escolha do texto,dispensa comentários,
    Parabéns,Lygia!
    grata à você ,pelo carinho precisou é só blogar kkkk
    beijos,com energia boa
    Mari

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!
    Que correria hein??????
    Mas valeu, pq a Ester e a Angel estão na frente e a "Cristal" com certeza vai receber muita ajuda. Mesmo que seja do Alto.
    Quanto ao texto, adoro Sérgio Porto. Já li muito do que ele escreveu. Não digo que tudo, pq acredito que tenha muita coisa que nós não conhecemos.
    Obrigada por sua presença constante e pelo incentivo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lygia meu anjo lindo,

    Só você mesmo para trazer na íntegra e sem cortes, o nosso formidável Ponte Preta. Fico imaginando hoje em dia, quanta coisa ele teria para comentar, com sua verve única. É mais que humor o que ele faz. É realçar as mazelas do cotidiano com a canetinha luminosa do riso.
    Grande beijo
    Joeldo

    ResponderExcluir
  12. Jo!
    Meu amigo querido!
    Que alegria ter aqui meu maior incentivador! Estou sómente pondo em prática o muito que já aprendi com você. E o gosto pelo melhor é uma dessas coisas. Com toda certeza ele teria muito o que realçar não é? Se o fez com toda a censura da época!
    Obrigada pelo carinho, pelo incentivo e pela grande amizade.

    Te amo sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que prazer encontrar você acompanhando meu blog!
    Seja muito benvinda!
    Esta promoção está me rendendo surpresas maravilhosas, como por exemplo encontrar blogs tão humanos, tão deliciosos!Como este seu, tão delicioso.
    Volto aqui, tá?
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Oi querida Lygia,

    obrigada pelo seu voto, viu!

    Vc é um amor de anjo!


    bjs^^

    ResponderExcluir
  15. Elaine!

    É também um prazer tê-la aqui. Obrigada pelo comentário. É muito bom fazer amigos tão autênticos quanto você. Seja bem vinda! E volte mesmo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Ester!

    Adorei ter participado! Torci muito por você e pela Angel! Parabéns às duas! Quanto a ser um amor de anjo, a gente faz o que pode né? rsrsrsrsrsrs

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Lygia amiga,

    Quanto tu és capaz de emocionar e proporcionar ótimos momentos à minha alma, sabia? Muito obrigado por sua doçura e existência me ensinando e incentivando a cada nova publicação...

    Também sou "rato de biblioteca", mas, esta sua indicação ainda não havia lido... Vou procura-lo!

    Obrigado por tudo!

    Luz e paz em seu caminho!

    Com carinho imenso,
    Whesley

    ResponderExcluir
  18. Whesley...
    Não só é difícil encontrar palavras para comentar seus poemas, como também para responder a palavras tão lindas.
    Procure conhecer algumas crônicas de Sérgio Porto sim. Garanto que não vai se arrepender.
    Obrigada pelo seu carinho de sempre.

    Beijos

    Lygia

    ResponderExcluir